terça-feira, 21 de outubro de 2008

- ANTÓNIO ALVES CEPPAS



ANTÓNIO ALVES CEPPAS


Nasceu em Sarnadas-Castanheira de Pera, no dia 26 de Fevereiro de 1895 e faleceu no Brasil em 9 de Outubro de 1979, no Rio de Janeiro, vítima de paragem cardíaca. Os seus restos mortais, estão no cemitério da Terceira Ordem do Carmo, tendo sido Provedor dessa mesma Ordem.
António Ceppas, chegou ao Brasil em 1910 e nesse mesmo ano, empregou-se na “ Casa José Silva e Cia “, que havia sido fundada em 1885, pelo Comendador José Silva e se dedicava à exploração do ramo de couro e louça. Mais tarde, António Ceppas, exerceu mesmo o cargo de chefe de vendas, tornando-se, com o falecimento do fundador, em 1930, sócio-gerente, para, em seguida, ser promovido a mentor máximo da Sociedade.
Em 1933, mudou o ramo do comércio para tecidos, transformando assim a firma, numa das mais fortes casas retalhistas de tecidos, originando a famosa “ Casa José Silva Confecções, SA “.
António Ceppas, foi um dos introdutores da roupa feita, no Brasil, começando, assim, a distribuir com exclusividade as roupas de meia-confecção. Abriu mais de 20 lojas distribuídas pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, perspectivando a inauguração de três filiais no Rio.
António Ceppas foi responsável pela construção do Hospital Santa Maria da Beneficência Portuguesa, de que foi Presidente da respectiva Comissão de Obras em 1959, tendo sido inaugurado um seu busto na sede da Beneficência, por ocasião dos festejos do 132º. Aniversário, em homenagem à sua dedicação pela construção daquele Hospital, um edifício de 11 andares, com 20 mil metros quadrados de área e 206 apartamentos. Porque foi um Grande Benemérito da Beneficência Portugues desde Março de 1951, recebeu em 1960, a Condecoração Brasileira CRUZ HUMANITÁRIA, em reconhecimento dos serviços prestados. Grande Desportista, jogava golfe e patrocinava torneios, e também gostava de futebol e no seu Vasco da Gama,onde exerceu vários cargos.
António Ceppas, era filho de Manoel Antunes Ceppas e de Maria da Luz Alves Ceppas e irmão de Manuel Alves Ceppas, de Franklim Alves Ceppas, de Alberto Alves Ceppas, de João Alves Ceppas, de Cândida Alves Ceppas e de Maria Preciosa Alves Ceppas.Todos eles, com excepção de Manuel Alves Ceppas, rumaram para o Brasil, onde foram destacados industriais e comerciantes formando o famoso “ GRUPO CEPPAS “. Manuel Alves Ceppas, ficou em Castanheira de Pera,fundando a Fábrica Ceppas de Lanifícios em Esconhais de Cima.
António Alves Ceppas, casou com Elfride Ransleben Ceppas, que nasceu em 15 de Dezembro de 1908 em Mindenwestalia, Alemanha, e faleceu em 27 de Julho de 1997 no Rio de Janeiro. Do seu casamento nasceram dois filhos, a Fernanda Ransleben Ceppas e Carlos António Ceppas.

Sem comentários: