terça-feira, 21 de outubro de 2008

- ANTÓNIO DA SILVA BERNARDES



ANTÓNIO DA SILVA BERNARDES


Nasceu em Fontão – Castanheira de Pera em meados do século XIX. Homem rijo e ambicioso, cedo emigrou para o Brasil, em busca de melhor vida, tendo-se radicado em Viçosa, Estado de Minas Gerais. Fruto da sua vontade férrea prosperou e conseguiu uma posição e estabilidade sólidas, o que lhe permitiu educar os seus filhos. Entre eles, Artur da Silva Bernardes,que foi Presidente da Republica Brasileira por meio de Eleição directa e que visitou O Fontão em 1928, tendo a Câmara Municipal de então, Presidida por Manuel Alves Ceppas, deliberado dar o nome de Rua Silva Bernardes à que partindo da Praça Visconde de Castanheira de Pera, se dirige ao Fontão, em memória e homenagem a seu pai António da Silva Bernardes, que entretanto tinha falecido no Brasil.

3 comentários:

Romis Lima disse...

Que interessante! Sou trineta do Antonio da Silva Bernardes, bisneta de Angelina Bernardes e sobringa-bisneta dO ex-presidente Arthur Bernardes. Gostei muito de saber que há uma rua em vossa cidade que tem o nome de meu trisavô!

Renata Graça disse...

Sou esposa de um bisneto da sra. Maria Carolina Bernardes, filha do Sr.Antonio da Silva Bernardes, é também gostei de saber que tem uma rua com o nome do trisavô do meu marido na cidade de origem dele.

Renata Graça disse...

Estamos construindo a árvore genealógica da família e faltam dados da família do Sr. Antônio, nome dos pais, avós etc. Se puder me enviar agradeço.